Quem somos

 

logotiponovocomuninidaria10
A comuniDária é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2008, sediada em Lisboa, com número de pessoa coletiva 508438330 que tem como fim intervir na promoção da igualdade de género e oportunidades da população em risco de exclusão social; nomeadamente mulheres, imigrantes e minorias étnicas, através de medidas de sensibilização, educativas, assistenciais, empoderamento, investigação e intervenção social.
Chama-se comuniDária e o nome também faz uma crítica as políticas não comunitárias, que separam o mundo, ou o nome apela por uma comunidade solidária, sensível às questões de género, racismo e xenofobia, e com iniciativas diversificadas de integração.
A comuniDária nasceu feminina porque as mulheres passaram a representar a maioria no perfil imigrante em Portugal (como o Brasil e alguns países africanos) a imigração feminizou-se e a pobreza também. Traçando o perfil desta imigração no feminino, “são mulheres com ou sem filhos, ‘doutoras’ ou não, mulheres em idade economicamente activa mas, especialmente, que vêm desacompanhadas e que já não imigram apenas pelo reagrupamento familiar”. Inspirada na experiência pessoal da sua fundadora enquanto mulher imigrante brasileira na Europa e de outras várias mulheres migrantes documentadas e não documentadas.